Ministério
da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia
Educacional
Proinfo
Integrado
Curso de Introdução à
Educação Digital
Projeto de
Pesquisa e Aprendizagem
Leitura
e Novas Tecnologias
Autora: Lisonia Sulzbacher Both
São Luiz Gonzaga, 16 de junho de 2012
INTRODUÇÃO:
A evolução das tecnologias de comunicação e informação tem provocado certas mudanças na maneira como as pessoas vivem, pensam e trabalham. A sua iniciação na escola, portanto favorece o processo pedagógico da proposta curricular no mundo novo. Entretanto, essas tecnologias provocam mudanças profundas na forma como se realiza a dinâmica de ensino.
No mundo em que vivemos, enfrentamos diversas mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Sentimos a necessidade de acompanhar essas evoluções, enquanto que as mesmas são de total importância para o progresso numa sociedade.
As novas tecnologias surgiram para ampliar o conhecimento de forma dinâmica e rápida, enfatizando a necessidade de incluir essas novas tecnologias com o uso dos computadores nas escolas.
A proposta de utilizar os computadores desde as séries iniciais irá ampliar o conhecimento dos alunos, explorando todas as possibilidades para o ensino-aprendizagem.
JUSTIFICATIVA:
As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, orientando novas formas de aprendizagem e novas relações entre professor e aluno.
Portanto, precisamos ver a criança como um ser ativo na construção de seu conhecimento, que aprende a partir de ações, reflexões, interagindo com adultos, outras crianças e o ambiente em que está inserido.
É por acreditarmos que, através da leitura e das novas tecnologias, formamos cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, desenvolveremos este projeto na expectativa de proporcionar a criança as superações de suas dificuldades e incentivar recursos para ampliação da leitura do mundo.
OBJETIVOS:
Desenvolver atividades que proporcionam o despertar do gosto pela leitura de forma agradável para cada faixa etária, tendo as novas tecnologias como suporte.
Proporcionar aos alunos recursos que possibilitam o desenvolvimento de habilidades para o processo de aprendizagem de leitura e escrita.
Despertar curiosidades pela leitura em sites recomendados e ensinando o aluno a ser produtor de textos.
Aprender a comunicar através das novas tecnologias, socializando com o outro e com o grupo.
Produzir textos, trazendo as novas tecnologias na sala de aula.
PROCEDIMENTOS:
Desenvolver ações pedagógicas que estimule e promova condições para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança, incentivando a criatividade, registrando suas experiências vivenciadas individualmente e coletiva, construindo suas histórias com as novas tecnologias, efetuando seus registros e finalmente confeccionar o livro de história que seja instrumento na construção do saber.
RECURSOS:
Livros de Literaturas Infantil, caderno, lápis, caneta, tesoura,borracha, régua, papel sulfite, Laborário de Informática.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será formativa, pois se trata de um processo contínuo de observação e interpretação de dados coletados no desenvolvimento da construção do conhecimento. Sendo avaliar um ato pedagógico que requer dos professores envolvidos proporcionar estratégias que envolvam o contexto de cada criança, desenvolvendo um ambiente interativo de construção do saber, favorecendo a criança diversas possibilidades para descobrir, agir e criar.
REFERÊNCIAS :
LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira. Histórias & histórias. São Paulo, Ática,1984.
CUNHA, Maria Antonia Antunes. Literatura Infantil. Teoria e prática. 2.edd.São Paulo, Ática, 1984.
ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores, 2º volume. Ed. Global LTDA, SP.
CERTEZAS PROVISÓRIAS:
Sabe-se que a leituura e novas tecnologias atraem e despertam o interesse das crianças.
Acredita-se que usando as novas tecnologias as aulas tornam-se mais dinâmicas e interessantes.
As novas tecnologias despertam a curiosidade dos alunos, estimulando a escrita.
Os alunos aprendem a utilizar as tecnologias e mídias antes de chegarem à escola.
Não bastam laboratórios de informática bem montados e aparelhados, devemos sim, nos apropriar dessa tecnologia e usá-la como instrumento de transformação.
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS:
Como trabalhar leitura e novas tecnologias em sala de aula?
Como transformar as aulas mais interessantes e educativas utilizando leitura e novas tecnologias?
Como despertar o interesse pela leitura nas séries iniciais, tornando-os sujeitos na construção do conhecimento.
Como orientar leituras para que nossos alunos usem essas tecnologias como algo positivo, sabendo ser crítico e criativos
Como deve ser a formação dos profissionais de hoje para trabalhar com as novas tecnologias
Lisonia, quais são tuas Dúvidas e Certzas Provisórias do Projeto? abs
ResponderExcluirParabéns pelo seu Projeto.
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