terça-feira, 22 de maio de 2012

Projeto Integrado de Aprendizagem




Ministério da Educação e Cultura

Programa Nacional de Tecnologia Educacional

Proinfo Integrado





Curso de Introdução à Educação Digital



Projeto de Pesquisa e Aprendizagem



Leitura e Novas Tecnologias





                                                                                                                              



Autora: Lisonia Sulzbacher Both

São Luiz Gonzaga, 16 de junho de 2012









             INTRODUÇÃO:
      A evolução das tecnologias de comunicação e informação tem provocado certas mudanças na maneira como as pessoas vivem, pensam e trabalham. A sua iniciação na escola, portanto favorece o processo pedagógico da proposta curricular no mundo novo. Entretanto, essas tecnologias provocam mudanças profundas na forma como se realiza a dinâmica de ensino.
    
      No mundo em que vivemos, enfrentamos diversas mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Sentimos a necessidade de acompanhar essas evoluções, enquanto que as mesmas são de total importância para o progresso numa sociedade.

     As novas tecnologias surgiram para ampliar o conhecimento de forma dinâmica e rápida, enfatizando a necessidade de incluir essas novas tecnologias com o uso dos computadores nas escolas.

     A proposta de utilizar os computadores desde as séries iniciais irá ampliar o conhecimento dos alunos, explorando todas as possibilidades para o ensino-aprendizagem.

         JUSTIFICATIVA:
      As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, orientando novas formas de aprendizagem e novas relações entre professor e aluno.

     Portanto, precisamos ver a criança como um ser ativo na construção de seu conhecimento, que aprende a partir de ações, reflexões, interagindo com adultos, outras crianças e o ambiente em que está inserido.

     É por acreditarmos que, através da leitura e das novas tecnologias, formamos cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, desenvolveremos este projeto na expectativa de proporcionar a criança as superações de suas dificuldades e incentivar recursos para ampliação da leitura do mundo.

       OBJETIVOS:
     Desenvolver atividades que proporcionam o despertar do gosto pela leitura de forma agradável para cada faixa etária, tendo as novas tecnologias como suporte.

     Proporcionar aos alunos recursos que possibilitam o desenvolvimento de habilidades para o processo de aprendizagem de leitura  e escrita.  

     Despertar curiosidades pela leitura em sites recomendados e ensinando o aluno a ser produtor de textos. 

     Aprender a comunicar através das novas tecnologias, socializando com o outro e com o grupo.

     Produzir textos, trazendo as novas tecnologias na sala de aula.

       PROCEDIMENTOS:
    Desenvolver ações pedagógicas que estimule e promova condições para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança, incentivando a criatividade, registrando suas experiências vivenciadas individualmente e coletiva, construindo suas histórias com as novas tecnologias, efetuando seus registros e finalmente confeccionar o livro de história que seja instrumento na construção do saber.

       RECURSOS:
   Livros de Literaturas Infantil, caderno, lápis, caneta, tesoura,borracha, régua, papel sulfite,  Laborário de Informática.  

       AVALIAÇÃO:
     A avaliação será formativa, pois se trata de um processo contínuo de observação e interpretação de dados coletados no desenvolvimento da construção do conhecimento. Sendo avaliar um ato pedagógico que requer dos professores envolvidos proporcionar estratégias que envolvam o contexto de cada criança, desenvolvendo um ambiente interativo de construção do saber, favorecendo a criança diversas possibilidades para descobrir, agir e criar.

     REFERÊNCIAS :
LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira. Histórias & histórias. São Paulo, Ática,1984.

CUNHA, Maria Antonia Antunes. Literatura Infantil. Teoria e prática. 2.edd.São Paulo, Ática, 1984.

ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores, 2º volume. Ed. Global LTDA, SP.



CERTEZAS PROVISÓRIAS:

Sabe-se que a leituura e novas tecnologias atraem e despertam o interesse das crianças.

Acredita-se que usando as novas tecnologias as aulas tornam-se mais dinâmicas e interessantes.

As novas tecnologias despertam a curiosidade dos alunos, estimulando a escrita.

Os alunos aprendem a utilizar as tecnologias e mídias antes de chegarem à escola.

Não bastam laboratórios de informática bem montados e aparelhados, devemos sim, nos apropriar dessa tecnologia e usá-la como instrumento de transformação.


DÚVIDAS TEMPORÁRIAS:

Como trabalhar leitura e novas tecnologias em sala de aula?

Como transformar as aulas mais interessantes e educativas utilizando leitura e novas tecnologias?

Como despertar o interesse pela leitura nas séries iniciais, tornando-os sujeitos na construção do conhecimento.

Como orientar leituras para que nossos alunos usem essas tecnologias como algo positivo, sabendo ser crítico e criativos

Como deve ser a formação dos profissionais de hoje para trabalhar com as novas tecnologias   

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