quarta-feira, 30 de maio de 2012

LEITURA E ESCRITA DIGITAL


LEITURA E ESCRITA DIGITAL


      De acordo com o texto “Refletindo sobre leitura e escrita digital”, inicialmente é comentado que os jovens mudaram a sua escrita em razão da disseminação do uso da internet, a onde teriam dificuldades em redigir textos quando é mais fácil copiar pronto da mesma, também se constata que através dos editores de texto o seu autor pode aprimorar os textos redigidos, pois permite várias modificações nos mesmos como inserção de novos parágrafos, alterações de letras ou inserções de desenhos, gravuras, gráficos, tornando-os como se fossem redigidos em gráficas e com a facilidade permitida pelos editores de textos, instiga ao seu redator a fazer todas as modificações que imaginar, mesmo sendo ele copiado da internet, acaba se transformado em um texto novo, devido às modificações, aprimoramentos e aperfeiçoamento que podem ser introduzidos nos mesmos, e isto em vez de inibir o desenvolvimento permite sim o despertar da criatividade de seus autores.



domingo, 27 de maio de 2012

Mãos Dadas - Carlos Drummond de Andrade


MÃOS DADAS


CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
 
 
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos, mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, do tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.







terça-feira, 22 de maio de 2012

Projeto Integrado de Aprendizagem




Ministério da Educação e Cultura

Programa Nacional de Tecnologia Educacional

Proinfo Integrado





Curso de Introdução à Educação Digital



Projeto de Pesquisa e Aprendizagem



Leitura e Novas Tecnologias





                                                                                                                              



Autora: Lisonia Sulzbacher Both

São Luiz Gonzaga, 16 de junho de 2012









             INTRODUÇÃO:
      A evolução das tecnologias de comunicação e informação tem provocado certas mudanças na maneira como as pessoas vivem, pensam e trabalham. A sua iniciação na escola, portanto favorece o processo pedagógico da proposta curricular no mundo novo. Entretanto, essas tecnologias provocam mudanças profundas na forma como se realiza a dinâmica de ensino.
    
      No mundo em que vivemos, enfrentamos diversas mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Sentimos a necessidade de acompanhar essas evoluções, enquanto que as mesmas são de total importância para o progresso numa sociedade.

     As novas tecnologias surgiram para ampliar o conhecimento de forma dinâmica e rápida, enfatizando a necessidade de incluir essas novas tecnologias com o uso dos computadores nas escolas.

     A proposta de utilizar os computadores desde as séries iniciais irá ampliar o conhecimento dos alunos, explorando todas as possibilidades para o ensino-aprendizagem.

         JUSTIFICATIVA:
      As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, orientando novas formas de aprendizagem e novas relações entre professor e aluno.

     Portanto, precisamos ver a criança como um ser ativo na construção de seu conhecimento, que aprende a partir de ações, reflexões, interagindo com adultos, outras crianças e o ambiente em que está inserido.

     É por acreditarmos que, através da leitura e das novas tecnologias, formamos cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, desenvolveremos este projeto na expectativa de proporcionar a criança as superações de suas dificuldades e incentivar recursos para ampliação da leitura do mundo.

       OBJETIVOS:
     Desenvolver atividades que proporcionam o despertar do gosto pela leitura de forma agradável para cada faixa etária, tendo as novas tecnologias como suporte.

     Proporcionar aos alunos recursos que possibilitam o desenvolvimento de habilidades para o processo de aprendizagem de leitura  e escrita.  

     Despertar curiosidades pela leitura em sites recomendados e ensinando o aluno a ser produtor de textos. 

     Aprender a comunicar através das novas tecnologias, socializando com o outro e com o grupo.

     Produzir textos, trazendo as novas tecnologias na sala de aula.

       PROCEDIMENTOS:
    Desenvolver ações pedagógicas que estimule e promova condições para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança, incentivando a criatividade, registrando suas experiências vivenciadas individualmente e coletiva, construindo suas histórias com as novas tecnologias, efetuando seus registros e finalmente confeccionar o livro de história que seja instrumento na construção do saber.

       RECURSOS:
   Livros de Literaturas Infantil, caderno, lápis, caneta, tesoura,borracha, régua, papel sulfite,  Laborário de Informática.  

       AVALIAÇÃO:
     A avaliação será formativa, pois se trata de um processo contínuo de observação e interpretação de dados coletados no desenvolvimento da construção do conhecimento. Sendo avaliar um ato pedagógico que requer dos professores envolvidos proporcionar estratégias que envolvam o contexto de cada criança, desenvolvendo um ambiente interativo de construção do saber, favorecendo a criança diversas possibilidades para descobrir, agir e criar.

     REFERÊNCIAS :
LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira. Histórias & histórias. São Paulo, Ática,1984.

CUNHA, Maria Antonia Antunes. Literatura Infantil. Teoria e prática. 2.edd.São Paulo, Ática, 1984.

ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores, 2º volume. Ed. Global LTDA, SP.



CERTEZAS PROVISÓRIAS:

Sabe-se que a leituura e novas tecnologias atraem e despertam o interesse das crianças.

Acredita-se que usando as novas tecnologias as aulas tornam-se mais dinâmicas e interessantes.

As novas tecnologias despertam a curiosidade dos alunos, estimulando a escrita.

Os alunos aprendem a utilizar as tecnologias e mídias antes de chegarem à escola.

Não bastam laboratórios de informática bem montados e aparelhados, devemos sim, nos apropriar dessa tecnologia e usá-la como instrumento de transformação.


DÚVIDAS TEMPORÁRIAS:

Como trabalhar leitura e novas tecnologias em sala de aula?

Como transformar as aulas mais interessantes e educativas utilizando leitura e novas tecnologias?

Como despertar o interesse pela leitura nas séries iniciais, tornando-os sujeitos na construção do conhecimento.

Como orientar leituras para que nossos alunos usem essas tecnologias como algo positivo, sabendo ser crítico e criativos

Como deve ser a formação dos profissionais de hoje para trabalhar com as novas tecnologias   

domingo, 20 de maio de 2012

O modo da inserção das TIC nas escolas

     O uso da TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) nas escolas, promovidas no ambiente escolar favorece a democratização do acesso a informação, a troca de informações e experiências proporcionando para professores e alunos a possibilidade de interagir com espaços produtores de conhecimento contribuindo para o aumento do acesso a informação, fazendo com que a escola se abra para novas relações com o saber.
     A escola TBG (Tolentina Barcelos Gonçalves) apresenta-se com um espaço em continua construção e uso das TIC em nosso ambiente já é uma realidade conquistada. A escola possui um laboratório de informática com 20 computadores que é usada pelos professores como ferramenta pedagogica, sendo também usada pelos alunos nas aulas de informática para realizar suas pesquisas.
     O verdadeiro desafio está em ensina-los a utilizar bem e cabe a escola apontar direções do uso das TIC que favoreçam a construção do conhecimento.


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

      No mundo de hoje, estamos nos deparando com uma evolução cada vez mais rápida da tecnologia na sociedade, sendo necessária dentro da escola para que nossos alunos não se sintam excluídos de um meio cada vez mais presente em diversas classes sociais.
      Em sala de aula, esse recurso permite ao professor usá-lo como ferramenta pedagogica a favor do processo de ensino-aprendizagem, ajudando a desenvolver o raciocínio , o bem da qualidade do ensino e da inclusão digital.
     Acredito que o profissional necessita dominar a tecnologia, mesmo que seja de forma básica, para se tornar mais eficiente em suas atividades.


    

Abertura do blog


Boa noite!,
Sou a Professora Lisônia,  estarei nesse blog para postar sobre o projeto do curso Introdução à Educação Digital, promovido pela 32ª CRE.
Espero que gostem!